Lançamento do livro “A Gênese”
Em 6 de janeiro de 1868 foi publicada a primeira edição de A gênese – os milagres e as predições segundo o Espiritismo, por Allan Kardec na França. A obra é a quinta da Codificação da Doutrina Espírita e várias de suas passagens foram previamente publicadas nas edições da Revista Espírita, periódico organizado por Kardec a partir de 1858 e base fundamental de experimentação para as demais obras de seu pentateuco.
A obra está separada em três partes, todas segundo o Espiritismo sendo, A gênese; Os milagres e as predições. A primeira parte analisa a origem da Terra e as gêneses orgânica, espiritual e mosaica, de forma lógica e racional, deixando de lado as interpretações misteriosas e as fantasias pueris sobre a criação do mundo.
A segunda parte aborda a questão dos “milagres” de Jesus, explicando a natureza dos fluidos e os fatos extraordinários contidos no Evangelho. A terceira parte enfoca as predições do Evangelho, os sinais dos tempos e a geração nova, concitando os homens à prática da justiça, da paz e da fraternidade, abrindo assim uma Nova Era para a regeneração da humanidade.
“Sem embargo da parte que toca à atividade humana na elaboração desta Doutrina, a iniciativa da obra pertence aos Espíritos, porém não a constitui a opinião pessoal de nenhum deles. Ela é, e não pode deixar de ser, a resultante do ensino coletivo e concorde por eles dado. Somente sob tal condição se lhe pode chamar Doutrina dos Espíritos. Doutra forma, não seria mais do que a doutrina de um Espírito e então teria o valor de uma opinião pessoal.”
(Introdução)
KARDEC, Allan. A gênese. Tradução de Guillon Ribeiro. 53. ed. 8. imp. Brasília: FEB, 2019.
Fonte: https://www.febnet.org.br/portal/2023/01/06/lancamento-de-a-genese-6-de-janeiro-de-1868.