http://amorehumildade.org.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/arte p site 02gk-is-113.pnglink
http://amorehumildade.org.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/arte p site 01gk-is-113.pnglink
«
»
Loading…

Nossa História

  • HISTÓRICO

O Centro Espírita Amor e Humildade do Apóstolo fundado em 20 de Janeiro de 1910, o terceiro Centro Espírita em Santa Catarina.

Mas foi lá pelos idos de 1903 que algumas pessoas começaram a interessar-se pelo que se falava sobre as mesas-girantes, devido aos surpreendentes resultados, que embeveciam os curiosos participantes.

Com o passar do tempo, a mentalidade dos integrantes dos agrupamentos foi então se transformando.  O estudo foi iniciado. Dos efeitos físicos, despontaram a psicografia, a psicofonia e a vidência. O estudo proporcionou aos médiuns a verdadeira noção e responsabilidade da faculdade mediúnica e, aos participantes, o real sentido das manifestações e o papel de cada um dentro e fora das reuniões, conforme o Espiritismo.

Apesar da acirrada campanha do clero católico, os precursores espíritas Florianopolitanos jamais se intimidaram, porque conscientes de suas missionárias tarefas, e sob a proteção da Espiritualidade, na defesa da Doutrina, eram a postura moral, a tolerância e a fé inabalável nas palavras do Divino Mestre as armas contra os detratores.

Os feitos de nossos antecessores merecem ser lembrados, porque foram eles os intrépidos vanguardeiros que nos legaram um patrimônio religioso, científico e filosófico, que deve ser preservado e conduzido com fidelidade, de acordo com os princípios fundamentais da codificação kardequiana e sob a égide de Jesus.


  • COMO SURGIU O CEAHA

No ano de 1903, no Athelier Fotográfico de Basílio Ferrari, à Rua Arcipreste Paiva, formou-se um grupo Espírita Humildade, dirigido por Basílio Ferreira e Pedro Bosco,  contando ainda  com a participação de Dona Maria Suarez Cuneo (dª. Pepa), médium psicógrafa,  João Adolfo Mello e Francisco Grilo.

Outros Grupos também se formaram realizando reuniões idênticas. Eram eles: Grupo Espírita Paz, Amor e Caridade, dirigido pelo Desembargador Vasco de Albuquerque Gamma  e Grupo Espírita Luz Divina, dirigido por Heitor Luz e Silva.

Desde 1905 estes grupos se organizaram e em agosto de 1909 fundiram-se, formando um só grupo, com trabalhos mediúnicos de assistência aos desencarnados e estudos doutrinários.

Foi a partir desse ano, num barracão de zinco, aos fundos do prédio situado na Rua Arcipreste Paiva, nº15, ocupado com o Athelier Fotográfico do fotógrafo italiano Basílio Ferrari, que se realizaram as primeiras reuniões experimentais dos fenômenos espíritas.

Participavam dessas reuniões: Basílio Ferrari, Francisco Grillo, Pedro Bosco, Antônio Cavazolli, Desembargador Vasco de Albuquerque Gamma, João Adolfo Ferreira de Melo e a médium Maria Josefa Suarez Cuneo, conhecida com muita ternura como Dona Pepa.


  • COMO NASCEU O NOME CEAHA

O Guia Espiritual Mauricio sugeriu que fosse dado ao grupo o nome de “Grupo Espírita Amor e Humildade do Apóstolo’’. Foi também escolhido por indicação do Guia Mauricio, para dirigente dos trabalhos, o irmão Pedro Bosco. O Grupo continuaria a se reunir no mesmo atelier.


  • INSTALAÇÃO

O Centro Espírita “Amor e Humildade do Apóstolo” foi instalado em Assembléia Geral Ordinária no dia 20 de Janeiro de 1910; e três decisões importantes foram tomadas: O Grupo foi elevado à categoria de Centro Espírita; foi criada a Escola de Médiuns, sob a direção do irmão Desembargador Vasco de Albuquerque Gamma; foi criada a Biblioteca, com 44 livros, sob a direção do irmão Antonio Cavazzolli.

  • FUNDADORES


Foram fundadores do CEAHA: Basílio Ferrari, Francisco Grilo, João Adolfo de Mello, Maria Suarez Cuneo, Antonio Cavazzolli, Pedro Bosco e o Desembargador Vasco de Albuquerque Gamma.


  • PRIMEIRA DIRETORIA

A primeira diretoria foi eleita e empossada no dia 20 de Janeiro de 1911, e era composta pelos seguintes membros:

Presidente: Pedro Bosco
Vice-Presidente: Basílio Ferrari
Secretário: Vasco de Albuquerque Gamma
Tesoureiro: Francisco Grillo
Bibliotecário: Antonio Cavazzolli.


  • LOCAIS DAS SEDES PROVISÓRIAS

Em 07 de Janeiro de 1914 foi concedido à diretoria um empréstimo de dez contos de réis, para a construção da sede própria do Centro Espírita Amor e Humildade do Apóstolo. Com cinco conto de réis foi comprado, à Rua Fernando Machado, um prédio para instalação do Centro, que, todavia, foi desapropriado, em virtude de alargamento e construções de pontes ligando a Rua Hercílio Luz. Transferiu-se então o Centro para a parte térrea da residência do Capitão Manoel dos Santos Lostarda, à Rua Marechal Deodoro.

Em 1918, foi adquirido um terreno à Rua Marechal Guilherme e o Centro, com várias doações: material de duas casas demolidas, cedido pelo irmão Ricardo Goulart; a planta de construção pelo irmão Tolentino de Souza; os bancos fornecidos pelo irmão Capitão Manoel dos Santos Lostarda.

Em 21/11/1919, na residência de Luiz Osvaldo Ferreira de Melo, é fundado o Grupo Espírita “Romeiros da Fé”, constituído dos seguintes membros: Pedro Bosco; João Adolfo Ferreira de Melo; Altino Flores; Rodolfo Bosco; Antonio Ferreira de Melo e Luiz Osvaldo Ferreira de Melo.

Mauricio era o guia Espiritual do Grupo. O referido Grupo mais tarde filiou-se ao CEAHA, o que ocasionou o encerramento das atividades do ”Grupo Espírita Humildade”

Em 18/04/1920, deu-se o Lançamento da Pedra Fundamental para a construção da sede atual do CEAHA.  Nesta época, foi comprada também uma faixa de terra, ao lado do terreno do centro, para possibilitar o alargamento da sede em construção.


  • INAUGURAÇÃO

Em 20/01/1922 foi inaugurada a sede atual do CEAHA  em ambiente festivo, com a participação da família espírita e de várias autoridades de Florianópolis.  Contou com brilhante participação da banda de música do 14º Batalhão de Caçadores de Florianópolis. (hoje 63º B.I.).


  • FUNDAÇÃO DA FEDERAÇÃO ESPÍRITA CATARINENSE

Em março de 1945 realizou-se em Curitiba, capital do Paraná, um Congresso Espírita, cujo objetivo maior era de promover a Unificação do Espiritismo nos estados sulinos. Em função de o nosso estado não possuir uma Federação Estadual, o Centro Espírita Amor e Humildade do Apóstolo, na pessoa do seu presidente, Osvaldo Ferreira de Mello, participou, representando o nosso estado. Após este evento, o nosso irmão iniciou a campanha, juntamente com os demais presidentes de Centros Espíritas do nosso estado, para fundar a nossa Federação.

Em 24 de abril de 1945, foi fundada a Federação Espírita, cujo evento aconteceu nas dependências do CEAHA, onde funcionou por vários anos, sendo seu primeiro Presidente  Osvaldo Ferreira de Mello.